Técnicas Ninjas de Motivação para Estudar Inglês

Motivação para Estudar Inglês

Você tem um bom material, tem vontade de aprender, tem prazer em aprender o inglês… enfim, tem tudo o que é necessário para que você estude, mas você não consegue estudar certo?

O que falta em você é motivação para estudar.

E é sobre isso que vamos tratar aqui neste artigo… aqui você aprender e entender a importância e a diferença que a motivação pode fazer em nossos estudos e em nosso apredizado.

É importante sempre manter-se motivado, com um foco, com metas e estar sempre afim de consquistar o seu objetivo.


Para ficar mais fácil a sua compreensão e para que a sua leitura flua de maneira mais prazerosa costumamos dividir o artigo em partes.

Conheça a estrutura do artigo abaixo:
Parte 1 – O que é Motivação e por que se motivar?

Nesta primeira parte você vai entender e compreender o porquê de ter motivação para estudar. É preciso levar essa palavra em consideração, afinal de contas é ela que vai fazer com que você tenha um ritmo de estudos frequente e consequentemente alcance os resultados esperados.

Parte 2 – Conheça aqui Técnicas e Sacadas Ninjas que vão te ajudar a estar sempre motivado.

Aqui te será apresentado técnicas e sacadas ninjas para você ter motivação para estudar sempre, sem deixar a “peteca cair”. Conheça aqui nesta segunda parte como se organizar da melhor maneira para fazer com que a motivação esteja sempre presente durante os seus momentos de estudo, até mesmo quando você não perceber.

Parte 3 – Conclusão.

Parte final e não menos importante.

Aqui o artigo será concluido.


Parte 1:

O que é Motivação e por que se motivar?

Motivação

O que é Motivação?

Para inciar este tópico vamos recorrer ao Dicionário Aurélio:

Motivação: Ato ou efeito de motivar. Palavra popularmente usada para explicar por que as pessoas agem de uma determinada maneira. Em psicologia e nas outras ciências do comportamento, a palavra tem uso mais limitado. Alguns cientistas veem a motivação como fator que determina o comportamento, tal como expresso na frase “todo comportamento é motivado”

Como ficou claro acima, motivação significa em poucas palavras o “ato ou efeito de motivar”, logo no fim da definição podemos encontrar também a frase “todo comportamento é motivado”.

Sendo assim, antes de haver uma motivação é necessário que haja o “motivador”, é necessário que exista um motivo para tal motivação.

Se aplicarmos isso no nosso dia-a-dia vamos compreender melhor… Se você vai até um supermercado, ou melhor dizendo, se você se sente “motivado” para ir até um supermercado existe um motivo para isso certo? No mínimo você vai comprar alguma coisa.

Da mesma maneira que se você fizer alguma ligação para um amigo é porque antes você foi motivado a fazer a ligação, existia um motivo para isso… o mesmo serve para ir à academia, tomar banho, namorar, assistir algum programa…

Enfim… para estudar é a mesma coisa, é necessário que exista um motivo prévio para que você estude!

Por que eu preciso me motivar?

Esta pergunta é simples de responder quando se tem em mente a relação feita acima.

Para alguns momentos da nossa vida a motivação simplesmente acontece sem que percebamos, por exemplo, para ir comprar pão na padaria não é necessário que você estabeleça objetivos e metas para isso, se tornou automático.

Porém o que não percebemos é que para você ir até a padaria para comprar pão você precisou ser motivado, foi necessário que existisse um motivo para que esse objetivo fosse completo (comprar o pão).

Ou seja, respondendo a pergunta acima, se não houver um motivo não existe uma motivação, sem motivação não existe conclusão de objetivo.

Continuando a mesma relação, sem o motivo (fome) não existiria a motivação (se levantar e ir até a padaria) e o objetivo não teria sido completo (A compra do pão).

Agora aplicando a nossa realidade, sem um motivo específico não existirá motivação para estudar e você não irá ter resultados nos seus estudos.

A motivação faz viver.

Entendido o porquê de se motivar?

Vamos dar continuidade a nossa leitura e conheça técnicas Ninjas para ter motivação para estudar abaixo!


Parte 2:

Técnicas e sacadas Para ter Motivação para Estudar

Goal-Setting

Técnica 1: Crie um Cronograma de Estudos e Organize-se.

Crie o seu próprio cronograma de estudos e se organize para segui-lo, seja rigoroso consigo mesmo.

Nem se que seja 30 minutos por dia, qual o problema de separar 30 minutos por dia para estudar?

Nenhum certo?

Bom, a questão é que melhorar o seu inglês vai depender apenas de você, não tem como alguém chegar abrir sua cabeça e colocar dentro a fluência do inglês.

É necessário que você ao ver o seu cronograma de estudos preparado sinta-se motivado(a) a realizar cada etapa durante cada hora e dia que ficou estabelecido.

Ao ver escrito no papel os deveres do dia, você sente-se na obrigação de seguir aquilo, quase que automaticamente.

Sem falar que você não vai perder tempo estudando algo que não é importante no momento, ao se planejar você vai estabelecer cada coisa que for estudar de maneira prévia, estabelecendo assim um caminho a ser seguido e obedecido.

Ao fazer esse cronograma, você terá feito uma aliança de compromisso com o mesmo.

Se for realizado de maneira séria e por alguém que deseja estudar e aprender de fato ele será obedecido a risca, sem falar que sempre que precisar de um pouco de motivação você pode ver as metas que já cumpriu e estão riscadas e também se sente motivado a cumprir as próximas.

Técnica 2: Tenha um foco e Estabeleça Objetivos e Metas bem definidas.

Antes de continuar vamos entender o que são Objetivos e o que são Metas, vamos entender também as diferenças que existem entre os dois.

Metas

As metas são caminhos a serem completos, a serem atingidos e que fazem parte de um objetivo. Digamos que as metas são mini objetivos contidos em um objetivo.

Ao realizar e concluir diversas metas você consegue concluir o seu objetivo.

Para exemplificar melhor, digamos que você deseja aprender a falar inglês, esse seria o seu objetivo. As metas são mini objetivos contidos neste objetivo, são bem específicos, como por exemplo “Aprender cinco novas expressões até o final da semana” isso seria uma meta.

Objetivos:

O objetivo é o seu alvo principal, é o seu ápice. Todas as metas devem ser voltadas para que o objetivo seja alcançado.

Bom, acho que ficou bem entendível para você o que são metas e objetivos certo?

Agora vamos entender porque devemos estabelecê-los na nossa caminhada.

A principal razão de se estabelecer objetivos e metas na sua caminhada de estudo é para que você sempre continue focado nas suas atividades.

Pois é, sempre haverá um motivo para que você continue estudando, sempre haverá uma motivação para estudar .

Quando se vive ou se faz algo sem ter um objetivo definido, você não centraliza, você não tem foco, essa falta de foco vai te atrapalhar muito nessa jornada pois você não vai encontrar uma importância superior em seu objetivo.

É necessário também que você organize os seus objetivos e metas de maneira realista e sensata. Objetivos ou metas não realizados causam frustração, a frustração vai fazer com que você desanime ou pior, desista de estudar.

Para que isso não aconteça tenha sempre os pés no chão, estabeleça metas e objetivos apalpáveis e vá concluindo um a um. Não adianta ter como meta algo impossível de ser realizado por você.

Técnica 3: Recompense-se assim que concluir uma meta.

Esta é uma ótima dica, porém ela é pouco utilizada.

Encontre alguma maneira de se recompensar após concluir uma meta… você pode comer uma comida preferida após concluir a sua meta, pode assistir a um filme, jogar um pouco mais o seu jogo preferido, namorar, ouvir sua música preferida… enfim, encontre alguma maneira de se recompensar.

Não esqueça que é necessário que antes de se recompensar é necessário que você conclua alguma meta, conclua alguma sessão de estudos ou então conclua qualquer outra atividade que te deixe mais perto do seu objetivo.

Utilize da justiça consigo mesmo e rigor neste aspecto, afinal de contas quem vai ganhar é você, nos dois lados.

Técnica 4: Apenas Comece a Estudar.

Esta é uma técnica bem estranha mas acredite, ela vai dar muito certo para você!

Às vezes o que precisamos é apenas iniciar… parar de pesquisar tanto, parar de comprar tanto curso, parar de perder tempo com coisas que não irão nos ajudar… é necessário iniciar a produção.

Por incrível que pareça esta é a técnica mais difícil de ser aplicada, principalmente se você começa a achar tudo muito complicado e difícil… e o pior, achar que não é para você.

Apenas inicie a estudar da maneira que você gosta, da maneira que você sinta prazer, não precisar iniciar os seus estudos estudando 5 horas por dia… não é necessário isso.

Também não adianta estudar 5 horas em um dia e depois estudar mais 5 horas 3 meses depois, isso não vai te ajudar em nada.

É bem melhor que você estude apenas 30 minutos por dia que seja, mas que faça isso de maneira repetitiva, que você torne isso uma regra tão qual é o seu almoço ou janta… apenas separe 30 minutos do seu dia para estudar, faça e repita este processo todos os dias.

Deseja aprender a falar inglês rápido?

Apenas inicie os seus estudos, você consegue… acredite!

Técnica 5: Não se compare aos outros.

Esta é uma técnica NINJA mesmo.

Não fique se comparando com ninguém, apenas seja você e estude com seu próprio foco e para obter os seus próprios resultados.

Não faça comparações bobas, isso não te motiva em nada.

Apenas foque em seus resultados e se motive pensando no seu resultado, na sua recompensa e no que você vai ganhar ao concluir a sua tarefa.

É tão gostoso quando você vence mais uma etapa…

Sabe aquela água que os corredores bebem após vencer uma maratona?

Pois é, eu tenho certeza absoluta que aquela água é bem mais gostosa…

Você também vai beber dessa água, apenas os vencedores bebem dela.


Parte 3:

Conclusão

Conclusion

Lembre-se que é muito importante estabelecer metas e objetivos para continuar motivado a estudar sempre.

Também é muito importante que você organize um horário de estudo, se planeje.

Outra dica super importante que é necessário ser relembrada aqui é que você precisa começar, iniciar os seus estudos, sem se preocupar com o que os outros vão falar de você, com que a sua família vai falar de você, ou com que os seus amigos vão falar de você… apenas estude.

Não compare os seus resultados aos resultados de ninguém, viva e estude através dos seus próprios objetivos, resultados e passos.

Após ler todo este artigo você deve apenas iniciar os seus estudos, parta para ação. Eu tenho certeza que você é capaz de realizar o seu sonho de aprender a falar inglês.

Você pode, você é capaz, eu acredito em você!

Sucesso!


Para finalizar, NÃO esqueça de deixar o seu comentário…

Acesse meu mini curso gratuito -> 6 Aulas Gratuitas de Inglês

Obrigado pela sua visita!!

See you soon! 😉

  • Jonatas Siepierski

    Já que ninguém comentou, vou fazer a diferença, pois gostei muito do seu artigo, eu fui no word e transcrevi passo a passo o que você escreveu aqui. Muito bom, daqui uns meses ou 1 ano passo aqui novamente para passar a minha evolução… O pessoal acha que é díficil aprender inglês, mas o pior passo e também o crucial: é o “primeiro passo” (rsrs) literalmente; se arriscar.