Músicas em Inglês | #7 Músicas para Aprender Inglês (FÁCIL)

Músicas em Inglês

Neste artigo vou te apresentar sem dúvidas uma das maneiras mais legais e divertidas de aprender inglês.

Eu não sei se você tem hábito de ouvir músicas em inglês, porém, é exatamente sobre a importância de ouvir essas músicas para o seu aprendizado na língua inglesa que vamos abordar neste post!

Sempre temos aqueles amigos que nunca fizeram nenhum curso de inglês, nunca se dedicaram de fato a estudar inglês, nunca moraram em outro país e mesmo assim apresentam um conhecimento razoável no inglês, alguns podemos dizer que até uma “quase fluência”, e quando questionados o por quê desse conhecimento eles respondem

“É que eu gosto de ouvir muitas músicas em Inglês, dai eu terminei aprendendo”… isso soa bem familiar certo?

Existe uma falsa impressão de que para aprender inglês é necessário estudar gramática e mais gramática, saber aonde utilizar cada palavra de maneira gramaticalmente correta, entender sobre tempos verbais, pronomes, sujeito, adjetivo, substantivo e todos os “ivos” a mais presente na norma padrão.

Porém como queremos saber e falar perfeitamente outro idioma se não falamos ou escrevemos corretamente nem o nosso próprio idioma, isso mesmo, somos fluentes no português e por dia cometemos dezenas de “erros” gramaticais através da escrita ou da fala, “erros” que também são cometidos pelo nativo da língua inglesa.

Não me refiro aqueles erros horrorosos que alguns cometem, mas me refiro a erros comuns, “erros” que nem percebemos por que eles já fazem parte do nosso idioma, no inglês não é diferente.

A maneira mais efetiva de aprender inglês é ouvindo o inglês, não só o inglês mas qualquer outro idioma. Cometemos um erro gravíssimo ao aprender primeiro a escrever e a ler para depois aprender a falar e ouvir, esta ordem foi invertida e é necessário que primeiro seja aprendido a falar e ouvir para depois ir para os demais passos, inclusive a gramática.

Sendo assim, prepare-se para estudar com músicas em Inglês.

O artigo será dividido em 3 partes:

Parte 1: Será apresentado quais são os 5 Tipos de músicas que você NÃO deve utilizar para estudar inglês!

Parte 2:
Será apresentado 4 Dicas para que o seu estudo com Músicas em Inglês seja mais efetivo!

Parte 3: Serão listadas as #7 Músicas para Aprender Inglês que com toda a certeza se estudadas da maneira correta irão te trazer um resultado tremendo!


Parte 1:

5 Tipos de Músicas que você NÃO deve utilizar para estudar inglês!

Músicas em Inglês
Erros que não devem ser cometidos!

#1 Músicas em inglês Rápidas

Se você ainda apresenta um nível de inglês em que é complicado compreender um nativo falando, é óbvio que ao ouvir uma música cantada em uma velocidade lenta não será tão fácil a compreensão, imagina uma música cantada de maneira rápida?

Músicas em inglês rápidas como os raps por exemplo, não podem ser utilizadas para serem estudas por pessoas que estão nesse nível porque as palavras, as expressões e as frases cantadas na música serão incompreensíveis, ou seja, não faz sentido nenhum estudar através de algo que está sendo incompreensível para você!

A sua dificuldade será aumentada, o acompanhamento da música entre letra e voz será praticamente impossível. Então se você ainda estiver no nível citado com toda a certeza o seu estudo não será produtivo se você utilizar músicas rápidas para estudar.

 

#2 Músicas que apresentam muitas Gírias (Slang)

Muitas pessoas pensam que para aprender inglês é necessário conhecer e falar todas as gírias possíveis alegando que os americanos utilizam muitas gírias no dia a dia, isso é um MITO ok?

Os americanos utilizam as gírias praticamente da mesma maneira que utilizamos, se alguém chega para falar com você cheio de gírias, a conversa se torna chata e você fica com más impressões da pessoa, o mesmo acontece com o inglês, se você chegar para alguém e conversar se utilizando o tempo todo de gírias a conversa ficará desagradável.

É muito importante saber, conhecer, identificar e as vezes até falar as gírias, porém elas não são mais importantes do que conhecer o inglês formal e utilizado por todos.

Utilize músicas em inglês que apresentam 80% de inglês formal e 20% de inglês informal (gírias), dessa maneira você vai expandir o seu vocabulário tanto de uma maneira quanto da outra e será bem mais fácil compreender tudo o que está sendo falado pelo nativo.

#3 Músicas com muito barulho, com instrumentos mais altos que a voz

É super importante evitar as músicas aonde os instrumentos são mais altos que a voz do cantor, estas músicas até os próprios americanos sentem dificuldade em compreender a letra cantada.

A intenção de estudar músicas em inglês é justamente de compreender o inglês, a partir do momento em que o inglês torna-se difícil de se compreender não é possível estudá-lo.

Para estudar prefira as músicas mais suaves, mais simples, com melodias acústicas e que o foco seja a voz do cantor e não os instrumentos!

#4 Músicas que apresentam um sotaque diferenciado

Existem algumas bandas que cantam em inglês mas apresentam um sotaque bem difícil de ser compreendido pelo simples fato delas serem de outro país.

Sendo assim, procure ser seletivo nas músicas selecionadas para estudar, pois se você utilizar uma música que apresenta um sotaque difícil de ser compreendido o estudo não será produtivo, pois você terá que fazer dois esforços, o primeiro seria de compreender o sotaque e o segundo seria compreender o inglês.

#5 Músicas que você não goste

Tudo o que a gente gosta é mais divertido fazer, e estudar músicas em inglês pode e deve ser uma tarefa muito prazerosa, porém isso só será possível se a música estuda ser do seu gosto.

Não adianta você selecionar músicas apenas para estudar se você não gostar de ouvir a música em questão.

É bem melhor selecionar as músicas que você gosta e que estejam nos padrões para serem estudadas e estudar utilizando elas, não saia por ai pegando músicas que você não gosta para estudar, se você fizer isso poderá acontecer duas coisas.

1º Você irá aprender a gostar
2º Será um tédio ouvir e estudar a música

Faça as suas escolhas e estude ao mesmo tempo em que ouve suas músicas preferidas!


Parte 2:

4 Dicas para que o seu estudo com Músicas em Inglês seja mais efetivo!

Músicas em Inglês
Dicas para você acertar o alvo!

#1 Acompanhe a Música ouvindo, lendo a letra e cantando

Ouvir músicas em inglês não é uma tarefa difícil certo? Ouvir e cantar uma música que gostamos faz parte do nosso dia a dia, imagina saber que ao mesmo tempo que você canta a música que tanto gosta você está também aprendendo outro idioma.

Pois é, estudar inglês não é tão chato quanto parece, tudo o que você precisa fazer é escolher uma música, deixar ela tocando e cantar em voz alta, sempre acompanhando a letra em inglês e ouvindo o cantor ou cantora para pronunciar as palavras da maneira correta.

#2 Ouça a música e escreva sobre ela

Isso mesmo, ouça uma música nova e preste bem atenção em cada palavra, logo após ouvir e reouvir ela pegue um papel e uma caneta e anote o que você entendeu da música, sobre o que a música fala, porém não olhe a tradução antes de fazer isso.

Logo após veja a tradução da música e faça uma relação entre o que você escreveu e entre a tradução e veja se você entendeu ou não sobre o que a música fala.

A ideia desse exercício é fazer com que você aprenda a ouvir, aprenda a tentar entender e compreender o inglês de uma música, “malhar” a mente para que a compreensão do inglês se torne cada vez mais fácil.

#3 Escreva a letra em inglês da música em um papel

Isso mesmo, pegue as músicas em inglês ou a música em inglês e faça uma espécie de cópia. Será dessa maneira que você vai aprender a escrever as palavras em inglês, esta é uma habilidade muito importante no desenvolvimento do seu aprendizado na língua inglesa, porém não é mais importante do que a habilidade de falar e ouvir, mas é importante que você aprenda a escrever inglês também, e esta é a forma mais prazerosa de fazer isso, escrevendo a letra de suas músicas preferidas.

#4 Torne esta atividade um hábito

Sério, qual o problema de tornar um hábito ouvir músicas em inglês? Nenhum certo?

Se você ouvir e selecionar ao menos uma música por semana, dentro de um mês o seu inglês vai dar um passo gigantesco, imagina em um ano?

Então mãos a obra, não existe nenhum problema em ouvir músicas em inglês e aprender pelo menos uma por semana, o seu aprendizado na língua inglesa só depende de você.


Parte 3:

#7 Músicas para Aprender Inglês

#1 Come as you are – Nirvana

Você poderá estudar essa música mais detalhadamente neste link:

Clique e Estude ~> Estude Ingles com musica: Estude Come as you are – Nirvana

#2 Mariane – Legião Urbana

Você poderá estudar essa música mais detalhadamente neste link:

Clique e Estude ~> Estude Inglês com música: Mariane – Legião Urbana 

#3 Imagine – John Lennon

Você poderá estudar essa música mais detalhadamente neste link:

Clique e Estude ~> Estude Inglês com música: Imagine – John Lennon

#4 Tears in Heaven – Eric Clapton

Você poderá estudar essa música mais detalhadamente neste link:

Clique e Estude ~> Estude Inglês com música: Tears in Heaven – Eric Clapton

#5 It is ok if I call you mine – Paul McCrane

Você poderá estudar essa música mais detalhadamente neste link:

Clique e Estude ~> Estude Inglês com música: Is it ok if I call you mine – Paul McCrane

#6 Patience – Guns N’ Roses

Você poderá estudar essa música mais detalhadamente neste link:

Clique e Estude ~> Estude Inglês com música: Patience – Guns N’ Roses

#7 I Will Always Love You – Whitney Houston

Você poderá estudar essa música mais detalhadamente neste link:

Clique e Estude ~> Estude Inglês com música: I Will Always Love You – Whitney Houston

Conclusão

Estudar inglês com músicas em inglês é mais que válido, porém deve ser estudado com ordem, com disciplina, com vontade e pelo caminho certo!

Sucesso nos estudos.

Para finalizar, NÃO esqueça de deixar o seu comentário sobre o artigo…

…Não esqueça também de assinar a nossa Lista VIP e ficar por dentro de todos os conteúdos do site em primeira mão. -> Quero assinar Lista VIP (É GRÁTIS)!

See you soon!

  • Amanda

    Sério, que trabalho magnífico… Super relevante, parabéns!

    • Fico agradecido pelas palavras, Bons estudos!!

  • Marcia

    Maravilhoso!! Obrigada pelo lindo trabalho, e pela disposição de nos ajudar!! Abraços

    • Nossa que legal, comentários assim fazem com que eu continue fazendo este trabalho. Muito Obrigado! Abraços… 😉

  • Vania Lucia

    Bacana esse método,pois já o uso a anos e foi muito eficaz!
    Parabéns! ÷!!

    • Que legal Vera Lúcia, este método como você mesma disse é realmente muito eficaz!! Obrigado pelo seu cometário, abraços 😉

  • Gloria

    I wonder where I was I didn’t know you!!!
    You’re already in favorites
    Glória

  • Silvo

    I think the music is great.
    your work is very good.
    congratulation.
    Silvo

  • Vinicius

    Eu escuto mais de 100 musicas todo o dia desde os 5 anos(tenho 23)
    Eu nunca entedo nada do q ta sendo dito

    Faço curso a 3 anos e minhas notas só caem

    Se eu ler com a letra eu leio o letra e ai sim eu consigo “escutar” a palavra
    Mas mesmo assim não tenho nem 60% de ideia do que realmente a musica disse em 90% dela

    Existem várias conexão de palavras na oral do inglês que não fazemos quando lemos
    Acho q esse é o motivo
    De que quaso eu ouço a musica sem a letra
    E for tentar escrever eu escrevo em “japonês” ou parece “Hierografo” e não inglês

    É só comigo isso?

    • Apenas ouvir a música realmente pode ser um problema para algumas pessoas, além de ouvir tente estudar por elas… Conheça o desafio dos 7 dias: http://inglesar.com.br/desafio-dos-7-dias/

      Estude uma música de fato durante os 7 dias, dedique-se e torne isso um hábito. Você nunca vai entender 100% de uma música, entender 100% do inglês ouvido é muita pretensão.

      Fazer um curso ou então apenas ouvir músicas em inglês não vai fazer com que você aprenda a falar inglês, além de fazer essas coisas as habilidades para que você fale inglês precisam ser aprimoradas, caso contrário nada vai acontecer.

  • Yeah you’re all right. Although I prefer studying with books or legal sites like this. Have a very nice day, Jota!

    • Me too :)

      Books and Audio Books.

      Thanks for commenting!!

  • Leda Machado

    Colega, amei teu artigo. As 7 sugestões foram de grande ajuda. Espero não perder o contato. Continue seu trabalho, Deus o abençoe. See you soon!

    • Fico feliz por ter gostado Leda!!

      Sim, as 7 sugestões foram bem pensadas rsrs.

      Maravilha que te ajudou :)

  • Marlon Tome

    Já tinha ouvido falar que pra aprender inglês e bom ouvir “musicas” porem nunca vi uma explicação tão aprofundada como a do E-book pra download,Tanks…

    • Pois é Marlon, caprichei escrevendo ele
      para mostrar que conteúdo grátis também
      é bom.

      Espero que eu possa te ajudar mais vezes.

      Obrigado pelo comentário!!

  • Éder Fonseca

    Uma dica:baixem o aplicativo Letras! Ele baixa as letras da música do seu reprodutor,automaticamente,basta tocar a música!! E o melhor, a letra vem com tradução, e se pôr o celular em modo paisagem,as duas “letras”(em inglês e português ) ficam lado a lado!

  • Paula B

    Perfeito o artigo! Completo e preciso. Muito obrigada.

    • Nossa Paula,

      Que legal, eu tentei fazer isso…

      Deixar ele completo!!

      Obrigado pelo comentário :)

  • Recanto do universo

    Simplesmente adorei o método, e mais: adotei. Já estudei duas músicas e senti de fato que o ouvido está mais apurado e consigo compreender melhor as palavras.

    • Que maravilha seu comentário!!

      Agradeço e bons estudos :)

  • Suelem

    Comecei a usar este método e, em apenas uma semana, já tenho a certeza do sucesso!!! Estou em um intercâmbio, imersa no inglês, e estudando além de tudo, uma música por dia! E como estou melhorando!!! Mais que SUPER OBRIGADA pelas maravilhosas dicas do seu site!!!!!

    • Nossa Suelem, que incrível!!!!

      Fico muito feliz com o seu comentário, e é isso ai, você
      está no caminho certo, vai conseguir!

      Sou que quem agradeço o seu comentário.

      Fica na paz.

  • Raphael Barbosa

    Ótimo metodo conheci agora, mas já estou curtindo muito. Parabéns.

    • Fico feliz, aproveita o material!!

      Agradeço o comentário :)

  • Thays Loureiro

    Site maravilhoso!
    Gratidão total!! Sucesso!

    Dica de música: Black – Pearl Jam seria uma boa, né?! :)

    • Pearl Jam é uma boa pedida sim!!!

      Ou melhor, uma ótima pedida rsrs
      Agradeço o comentário :)

  • MAICOL THUROW

    Estou começando agora! Vou seguir seus conselhos! Achei interessante esse método! Thank you! God bless your life!

    • Aproveita o conteúdo e material cara!!

      Abraços.

  • Tainara

    Baixei o e-book nesta tarde, e acabei de ler o material. Não me contive em vir aqui e relatar a minha satisfação com todas a dicas e métodos para assim alcançar o objetivo de me comunicar e compreender a língua inglesa.
    Mesmo eu fazendo cursinho, irei me programar a partir de hoje para colocar em prática este método, que sem dúvida me ajudará e muito…

    Obrigada #JotaFilho!

    • Tainara, é isso vai!!

      Vamos nessa, conte comigo. :)

  • Paulinha jesus my way

    boa noite , o que vejo é que cada um que ensine inglês diz diferente já tem outro que fala que devemos ler ouvir para então falar e escrever e nessa situação não sei mais o que fazer já que estou tentando a tanto tempo e não consigo.

  • Maah Cordeiro

    Amei as dicas! Nunca tive uma explicação tão detalhada de como estudar inglês com músicas. E quem não gosta de música, não?
    Por falar nisso, Pearl Jam, Creed e Nickelback têm músicas com fácil compreensão, pelo menos aos meus ouvidos. ^^
    Jota, se for possível, ensina como estudar com filmes legendados também? Seria bem legal.
    Sucesso e muito obrigada por compartilhar conhecimento conosco! =)